sábado, 30 de janeiro de 2010

Cinema 1

A incrível história de um dos meios de comunicação e diversão que existe,como surgiu, quem é considerado o pai do cinema e tudo o que involva esta história.

Significado pelo Aurélio: (De cinematográfo.)
  1. A arte de compor e realizar filmes cinematográficos.
  2. Cinematografia.
  3. Projeção cinematográfica.
  4. Sala de espetáculos onde se realizam projeções cinematográficas.

Do grego Kinema=movimento, o cinema é a arte de produzir imagens em movimento. A denominação "cinema" vem do cinematógrafo construído pelos irmãos Lumière, apenas um dos muitos equipamentos criados no séc. XIX capazes de registrar fotograficamente imagens sucessivas a uma velocidade maior ao tempo da persistência retiniana, entretanto, não podemos denominar apenas um criador do cinema, pois houve várias tentativas de criar o cinema antes do cinematografo dos irmãos Lumière, alguns citados abaixo:
Fenacistoscópio – O físico belga Joseph-Antoine Plateau é o primeiro a medir o tempo da persistência retiniana e inventou o disco com figuras;

Praxinoscópio – Aparelho que projeta na tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes, inventado pelo francês Émile Reynaud (1877). Consistia em uma caixa de biscoitos e um único espelho, mais tarde foi aperfeiçoado com um sistema complexo de espelhos o que permitia efeitos de relevo e a multiplicação das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção dava a ilusão de movimento.


Kinetoscópio – O norte-americano Thomas Alva Edison inventou o filme perfurado. Em 1890 rodou uma série de pequenos filmes em seu estúdio, o Black Maria, primeiro da história do cinema. As produções eram projetadas em uma tela (no interior da máquina), mas as imagens só podem ser vistas por um espectador de cada vez.

Zoopraxinoscópio – Em 1876, Eadweard James Muybridge fez uma experiência, primeiro colocou doze e depois 24 câmaras fotográficas ao longo de um hipódromo e tirou várias fotos da passagem de um cavalo. Ele obteve assim a decomposição do movimento em várias fotografias e através de um zoopraxinoscópio pode recompor o movimento.



olhando assim, parece que foi gravado e nao fotografado.





Cinematógrafo – A partir do aperfeiçoamento do Kinetoscópio, os irmãos Auguste e Louis Lumière idealizam o cinematógrafo em 1895. O aparelho – uma espécie de ancestral da filmadora – é movido a manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento.

August e Louis Lumière (1862-1954) e (1864-1948)

Filhos de um fotógrafo e proprietário de indústria de filmes e papéis fotográficos, eram praticamente desconhecidos no campo das pesquisas fotográficas até 1890. Após frequentarem a escola técnica, realizam uma série de estudos sobre os processos fotográficos na fábrica do pai, até chegarem ao cinematógrafo.
Louis Lumière é o primeiro cineasta realizador de documentários curtos, seu irmão August participa das primeiras descobertas, dedicando-se posteriormente à medicina.
A primeira exibição pública das produções dos irmãos Lumière foi em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café em Paris. As produções eram documentários curtos sobre a vida cotidiana, com cerca de dois minutos de projeção, filmados ao ar livre, alguns filmes destes irmãos foram A saída dos operários das usinas Lumière, A chegada do trêm na estação, O almoço do bebê e O mar.
No começo, os primeiros gêneros do cinema eram pequenos documentários e ficções, a linguagem cinematográfica se desenvolve com o tempo e cria as estruturas narrativas, surgindo também as comédias que se intensifica nos Estados Unidos e chega à Inglaterra e Rússia.


O Cinema Mudo


A apresentação pública do cinematógrafo dos irmãos Lumière marca oficialmente o início da história do cinema e em 1896 os Lumière equipam alguns fotógrafos com aparelhos cinematográficos e os enviam para vários países, com o objetivo levar as imagens criadas e de trazer novas para Paris. Os caçadores de imagens, como eram chamados, colocam suas câmeras fixas em um determinado lugar e registram o que está na frente. A Inglaterra, O México, Veneza, A cidade dos Doges passam a integrar o repertório dos Lumière. Coroação do Czar Nicolau II, filmado em Moscou, é considerado a primeira reportagem cinematográfica.
Georges Méliès (1861-1938), diretor, ator, produtor, fotógrafo e figurinista, é considerado o pai da arte do cinema e depois de assistir à primeira apresentação dos Lumière, decidiu trabalhar pelo cinema, foi o pioneiro na utilização de figurinos, atores, cenários e maquiagens, opõe-se ao estilo documentarista. Realiza os primeiros filmes de ficção – Viagem à lua e A conquista do pólo (1902) – e desenvolve diversas técnicas: fusão, exposição múltipla, uso de maquetes e truques ópticos, precursores dos efeitos especiais.


Cinema falado


O cinema falado chega apenas duas décadas depois; em 1929 o cinema falado representa 51% da produção norte-americana. Outros centros industriais, como França, Alemanha, Suécia e Inglaterra, começam a explorar o som. e a partir de 1930, Rússia, Japão, Índia e países da América Latina recorrem à nova descoberta, a adesão de quase todas as produtoras ao novo sistema abala convicções, causa a inadaptação de atores, roteiristas e diretores e reformula os fundamentos da linguagem cinematográfica. Diretores como Charles Chaplin e René Clair estão entre os que resistem à novidade, mas acabam aderindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário